As baratas fazem parte de um grupo muito antigo, estão no nosso planeta há aproximadamente 350 milhões de anos. A maioria das epécies são silvestres e podem ser encontradas em vários nichos ecológicos, mas algumas espécies originalmente silvestres tendem a desenvolver maior proximidade com as construções urbana, como é o caso crescente no Brasil.
As baratas domésticas podem ser encontradas em grande número em tubulações de esgoto, fossas, caixas de gordura, motores de eletrodomésticos, jardins e outros. Podem se reproduzir dentro de diversos meios de transporte, como embarcações, ônibus, trens, etc, dispersam-se entre as mais diversas localidades;devido ao crecimento urbano, favorece ainda mais sua proliferação nas cidades.
ALIMENTAÇÂO
As baratas são onívoras (comem de tudo), se adapta rapidamente à evolução das fontes de alimentos, possibilitando o consumo de uma grande variedade de produtos, os quais consumimos, estocamos, produzimos e descartamos. As espécies domésticas são atraídas por alimentos adocicados, gordurosos e de origem animal, alimetam-se, portanto, de diversas substâncias como: cremes, cabelo, queijo, cerveja, produtos de panificação, materiais vegetais, etc.
HÁBITOS E HABITAT
Tem hábitos noturnos, onde saem de seus abrigos para se alimentarem, fazerem a cópula, ovulação e dispersão.
RISCOS PARA A SAÚDE
As baratas podem disseminar agentes patogênicos para alimentos por meio de seu corpo.
Por viverem em locais sujos como bueiros, contaminam os alimetos,causam doenças como a diarréia e disenteria, carregam bactérias, vírus, fungos e podem causar alergias. Além disso, podem causar diversos danos em roupas, livros, etc. sem contar o cheiro desagradável e característico que pode impregnar no local
PRINCIPAIS ESPÉCIES
Barata de esgoto (Periplaneta americana)
Coloração castanho escura avermelhada, em sua forma jovem possui um tom marrom claro.
Normalmente encontra-se dentro de residências, em cozinhas banheiros e rede de esgoto.
Prefere ambientes escuros, com pouca perturbação e ventilação, podem voar em curtas distâncias e desordenadamente.
Mede cerca de 300 mm a 45 mm de comprimento, o período de incubação dos ovos é de 25-40 dias e o de desenvolvimento das nifas é de 130-150 dias com 9 a 13 mudas. As fêmes produzem cerca de 10 a 15 ootecas, cada uma apresenta em média 14 a 28 ovos.Podem resistir de 2 a 3 meses sem se alimentarem e 1 mês sem água.
Barata de cozinha, francesinha, alemasinha (Blatella Germanica)
Essa espécie é mais difícil o controle devido ao seu alto potencial reprodutivo e tolerância a diversos inseticidas.
Podem sem encontradas dentro das residências, especialmente em cozinha ou local de alimento.
Gostam de lugares quentes, como motores, dentro de fornos e assadeiras, atrás de geladeiras, atrás de armários, em baixo de pias, coifas, etc. Mede cerca de 12 a 16 mm de comprimento e possui coloração amareleda.
As fêmeas carregam as suas ootecas durante quase todo o período de incubação; as ninfas completam seu desenvolvimento numa média de 36 dias, As ootecas possuem maior número de ovos (30 a 40) e apresentam tempo médio de vida de 300 dias. Conseguem ficar em média 30 dias sem se alimentarem e 15 dias sem água, permanecendo escondidas e protegidas até que possam sair sentindo-se seguras.
PREVENÇÃO
Evitar acúmulo de materiais
Manter limpo os ambientes
Vedar frestas
Guardar alimentos e recipientes fechados
Remover resíduos de bancadas, espremedores, fogões, masseiras, coifas e outros equipamentos
Acondicionar lixos em sacos plásticos, dentro de recipientes adequados, limpos e bem fechados.
Caixas de gordura e esgoto devem ser mantidas bem fechadas e limpas periodicamente
CONTROLE PROFISSIONAL
Ao se pensar no controle da pragas, é essencial ter bons conhecimentos sobre as principais espécies de baratas, para, assim, poder identificar corretamente aquela que ocorre no devido ambiente, uma vez que o controle eficaz de uma espécie pode ser muito diferente ao de uma outra espécie.
Deve ser estabelecimento qual estratégia utilizar para o melhor controle, e quais os produtos e quipamentos utilizar.
Existem algumas ferramentas para a realização do controle como: Armadilha que podem ser colocadas próximo a motores de equipamentos, aspiração para remoção das ootecas, o controle quimíco por meio de inseticida.
Faça seu orçamento, entre em contato para solucionarmos seu problema
Deixe uma resposta